18 de fevereiro de 2010

Conspiração Tequila


Genial traficante e talentoso policial dividindo o amor de uma sofisticada hostess na Califórnia dos anos 80, recheada por aquela fauna de cabelo amarelo, olhos claros e pele bronzeada. Um filme policial inteligente, no qual valem mais os diálogos e intrigas que os disparos das pistolas. A trama é bem cuidada, afinal o diretor Robert Towne é mais conhecido como roteirista. Um clichê aqui e outro ali fazem parte do menu e um filme com Mel Gibson, Michelle Pfeiffer e Kurt Russell não deve ter saído barato e precisava de retorno. Mas relaxe, pois são clichês simpáticos e aceitáveis como os amigos de infância em lados opostos, o policial superior que é pra lá de burro e o cavalheirismo irretocável do bandido etc.


Mel Gibson não está nada mal no papel de um traficante em “regeneração” que tem um último negócio para depois quietar o facho. Já nosso mestre Kurt Russell destila aquela canastrice cool na pele de um policial esperto e sacana. Longe do brilho de Viver e Morrer em Los Angeles (adoro a "surpresa" desse filme), mesmo assim Conspiração Tequila representa bem os policiais oitentistas hollywoodianos e merece uma reprise.


Ponto Alto: Michelle Pfeiffer desfila seu inegável charme de mulher miúda pelas rodas sofisticadas de Los Angeles e até nos brinda com umas ceninhas mais ousadas.


Ponto Baixo: o personagem de Raul Julia é importante, mas não é explorado como deveria.