1 de agosto de 2009

Inimigos Públicos


Quando soube que Johnny Depp faria o papel de John Dillinger no novo filme de Michael Mann fiquei eufórico. Inimigos Públicos é mesmo sensacional. Um filme de gângster como a muito não se via, ou melhor, como nunca se viu; correção: talvez, muito antigamente, tenha-se visto. Um bandido e seu bando extremante gentis e sedutores, mas sempre perigosos recuperam o sonho americano em um país devastado pela crise financeira. Os comparsas de Dillinger são amorais, mas éticos, tanto é que a parceria com a turma de Baby Face Nelson (Stephen Graham) não rendeu como deveria justamente pelo fato de o mesmo não ser exatamente um cavalheiro. Há um romance deliciosamente exagerado e inverossímil de Dillinger com Billie Frechette, filha de franceses com indígenas, interpretada com uma discrição na medida certa pela oscarizada Marion Cottiliard.

Do outro lado da linha, um FBI incipiente comandado com mão de ferro por um vaidoso J. Edgar Hoover (Billy Crudup) lança nas mãos do bruto gentleman Melvin Purvis (Christian Bale) a missão de capturar o exibicionista fora-da-lei. O duelo torna-se pessoal e o agente deixa de lado qualquer indício de civilidade para que o arrogante bandido pare de zombar das instituições americanas. Tortura e chantagens entram no cardápio e Melvin - que é apresentado ao público estourando pelas costas outro famoso bandido, Pretty Floyd Boy (Channing Tatum) - deixa-se consumir no processo; tanto que a mensagem no final do filme sobre o destino do personagem é totalmente plausível.

Inimigos Públicos é clássico e pop; tem um estilo moderno, mas a própria reconstituição de época nos faz lembrar os filmes urbanos de Howard Hanks. O filme tem uma condução de certa forma carregada e uma atmosfera tensa, mas assisti-lo é totalmente prazeroso e até certo ponto nostálgico. Só mesmo o estilo elegante e popular de Mann aliado ao carisma cool de Depp para reinventar os filmes de bandido em Hollywood.

Ponto Alto: a imagem de Baby Face Nelson de Stephen Graham praticamente morto usando sua metralhadora Thompson contra os policiais é assombrosa e genial.

Ponto Baixo: muitos não gostam de draminhas pessoais em filmes policiais, mas eu, particularmente, gosto. Assim achei que faltou explorar melhor o lado humano dos policiais; mostrar como a caçada a Dillinger destruiu a vida pessoal de Melvin.